Artigos

Por onde eu começo??

Entrar na Dramaland é certeza de não querer sair mais! Contudo, quem nunca ficou perdido na hora de escolher o próximo drama, que atire a primeira pedra! São tantas opções, e para aumentar o nosso desespero, se juntar Coreia do Sul, Japão, China e outros países asiáticos que também produzem dramas, são lançados mais de 100 por temporada! Eu dei uma “googlada” nos de 2016 (mais recentes, né) e quase caí dura para trás ao perceber que tenho pelo menos uns 40 coreanos pra assistir (vida social para quê, minha gente?!).

Sério, é tanta opção que a gente fica sem saber qual assistir, então se você tá chegando agora nesta terra e, assim como eu, precisa — e muito! — tirar o atraso para não ficar tomando “spoiler” de drama lançado em 2014, vou te dar algumas dicas que tenho seguido e estão me ajudando a tocar a lista para frente!

1- Procure os mais assistidos

Esse foi o meu passaporte de volta à Dramaland. Contei aqui que estava com saudades dos dramas asiáticos e então comecei a procurar no Google alguns títulos para assistir, só que fiquei sem saber por onde começar. Fora que sempre bate aquele medo do desconhecido, de começar a assistir algo e ser ruim, então uma dica de ouro é pesquisar quais são os dramas mais populares, os de maior audiência eu seus países de origem, os mais premiados, enfim, aqueles que “você não pode morrer sem ver”.

Nesta categoria entram os clássicos Boys Over Flowers, Secret Garden, Coffee Prince, Full House, Playfull Kiss (todos coreanos), 1 Litro de Lágrimas (japonês), Devil Beside You (Taiwanês), entre outros.

Gong Yoo e Yoon Eun Hye são atores muito populares entre os dorameiros e estrelam o clássico Coffee Prince

2- Assistiu a um drama e gostou do ator? Procure os outros trabalhos dele!

Quando assisti ao dorama japonês Beautiful Life, me apaixonei pelo Kimura Takuya. Comecei, então, a pesquisar outros com ele, e foi assim que conheci Long Vacation, que é um dos meus xodós até então! E desse jeito a gente vai descobrindo tantos outros maravilhosos.

Exemplo coreano: Personal Taste me apresentou Lee Min Ho, que me levou a … Boys Over Flowers! E por aí vai. Quando você se dá conta, já viu bastante coisa legal!

Atores e atrizes populares e alguns de seus trabalhos: Lee Min Ho (Personal Taste, Boys Over Flowers, Heirs, City Hunter); Lee Jong Suk (W, School 2013, Doctor Stranger); Yoon Eun-Hye (Coffee Prince, Lie to Me, Gong); Park Shin Hye (Pinocchio, You’re Beautiful); Matsumoto Jun (Hana Yori Dango, Kimi Wa Petto, Bambino); Kimura Takuya (Love Generation, Long Vacation, Hero), entre outros.

Ver Matsumoto Jun (segundo da esq. para a dir.) em Hana Yori Dango é certeza de virar fã

3- Qual gênero você mais gosta?

O maravilhoso mundo dos dramas é para todos! Tem séries comédia romântica água com a açúcar, melodramas, dramas históricos e suspenses de gelar a espinha! Se você ainda não está muito familiarizado com o estilo narrativo das séries, uma dica legal é começar por um gênero que você curte. Personal Taste é um bom exemplo de comédia romântica clássica, leve e divertida. Já Voice é aquele suspense policial para quem não tem problema com sustos e sangue. Muito sangue.

O suspense Save Me causou frisson esse ano

4- Leia resenhas!

Eu sempre leio resenhas, afinal elas também inspiraram e continuam inspirando este blog. Quando um drama me interessa, seja pelo gênero, ator ou mesmo a trama em si, a primeira coisa que faço é ver se já tem alguma resenha sobre o assunto (parêntese para registrar a inveja branca que tenho das blogueiras que assim que o drama termina na Coreia, a resenha já está pronta. Um dia chego lá!).

E sempre tem! Sério, até hoje, encontrei resenha de todos os dramas que pesquisei, até mesmo aqueles antigos, que denunciam a nossa idade. Agora, é claro que os textos refletem, em suma, a opinião das blogueiras. Você precisa assistir ao drama para ter a sua opinião, mas é sempre bom saber um pouquinho do que te espera.

Moon Lovers foi um dos dramas aclamados pelos dorameiros. O que não falta é resenha!

5- Plataformas de streaming

Se tem um mercado que está ganhando o ocidente, é este! A Netflix, que de boba não tem nada, sabe muito bem disso e está aumentando a cada dia seu catálogo de séries asiáticas. Outras plataformas se dedicam exclusivamente a essas produções, como o DramaFever e o Viki (lindos do meu coração <3). E dá para assistir alguns dramas gratuitamente nos dois, então este é mais que um incentivo para cair de cabeça na Dramaland, não?

Alguns dramas grátis no DramaFever e que valem muito a pena: Descendants of the Sun, Love in Trouble, Pinocchio, School 2015, She Was Pretty, City Hunter etc. Lista completa aqui.

Dramas grátis no Viki: Healer, W – Two Worlds, Oh My Venus, Secret Garden, Coffee Prince… o Viki tem um MONTE de dramas grátis, só precisa ter paciência com os anúncios.

Dramas na Netflix: Boys Over Flowers, Stranger, Strong Woman Do Bong Soon,  Age of Youth, Dramaworld, o catálogo só cresce!

E não é que a Netflix se rendeu a Bong Bong e Min Min?

Lembrando que as plataformas sempre atualizam seus catálogos. Alguns dos citados acima você ainda acha nos três! Na dúvida, Google neles! Ou então, pode procurar no blog Cadê Meu Dorama, que indica onde os dramas estão disponíveis nos fansubs para downloads.

Espero que tenham gostado! Até mais!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *